Página Principal
Apóia, valoriza e diferencia o Profissional Médico
Do ponto de vista de relação custo/benefício, os principais 
méritos desse software são:

Ajudar o médico a nunca mais perder dinheiro.

A falta de tempo dos médicos para as tarefas de controle administrativo de sua clínica faz com que o médico, a rigor, não tenha um controle efetivo sobre o seu Contas a Receber dos convênios. Atualmente mais de 90% da renda dos médicos vem de atendimentos a pacientes de convênios.

Há casos de médicos que tentam um "controle visual" abrindo uma conta bancária para recebimento de cada convênio com o qual tem contrato. Chegam a ter 50 contas bancárias diferentes. Mas continuam não tendo um controle seguro sobre o que deviam receber, o que efetivamente receberam, o que foi glosado, etc.

A relação entre o médico e o convênio é desigual porque o médico administra suas contas de modo superficial e os convênios controlam suas contas de modo metódico e profissional.

Os médicos que administram suas contas manualmente perdem dinheiro para os convênios. Comprovadamente.

O sistema ideal deve, automaticamente, indicar para o médico:
O que foi realizado
O que foi faturado
Quando deve ser recebido
O que foi recebido
O que foi glosado
Qual o percentual de glosa de cada convênio
Mais ainda, deve manter em contas a receber, ad eternum, tudo o que não foi corretamente recebido.

Deve também ajudar o médico a controlar o seu staff administrativo, com recursos para que o médico possa saber, a qualquer momento:
O que foi realizado e não foi cobrado
O que foi cobrado incompletamente
O que não foi enviado ao convênio para cobrança
Quando o médico indica para o sistema que o atendimento foi realizado, o sistema ideal não deve mais permitir que auxiliares administrativos alterem a categoria (convênio) do paciente, nem o tipo de serviço realizado.

Estritamente do ponto de vista administrativo e financeiro, o investimento para informatizar uma clínica se recupera, comprovadamente, em 6 meses apenas com o melhor controle do contas e receber.

[ Topo ]

Respeitar a individualidade do profissional médico

Médicos têm rituais de trabalho próprios. Mesmo médicos de mesma especialidade divergem sobre o que registrar, e também sobre como registrar os dados clínicos do paciente.

É comum ver sistemas desenvolvidos por médico não serem adequados a outros médicos, exatamente pelas diferenças de rituais de trabalho e de concepção sobre Fichas Clínicas, de critérios estéticos para receitas, laudos, etc.

O sistema ideal deve permitir ao médico definir, conforme seus próprios critérios, tudo o que vai utilizar:
Fichas Clínicas
Modelos de solicitações de Exames Complementares
Modelos de Receitas
Modelos de Laudos
Modelos de Atestados, Dietas, etc
Note que dentro de uma mesma clínica os médicos podem divergir sobre todos os aspectos listados acima. O sistema ideal deve permitir que cada médico defina, como um instrumento pessoal, tudo o que vai utilizar.

[ Topo ]

Abrangência e Modularidade

No momento em que se inicia no uso da informática, o médico talvez queira usar um sistema pequeno, que contenha apenas as funções que ele usaria inicialmente: cadastramento de pacientes, agendamento e, talvez, faturamento.

Tão logo se familiarize com o computador e conclua que usar informática é benéfico para a sua clínica, o médico, imediatamente, quererá mais recursos do sistema.

O sistema ideal deve permitir que o médico amplie a sua utilização conforme o seu próprio ritmo de amadurecimento em informática. Ou seja, o sistema deve conter todas as funções necessárias a uma clínica, mas deve também permitir que o médico use apenas sub-conjuntos dessas funções.

[ Topo ]

Preço Compatível com o Porte da Clínica

Muitos médicos têm a ilusão de que o sistema ideal será aquele que ele mandar desenvolver sob medida para as suas necessidades. Esse talvez seja o maior engano e a maior causa de frustração de médicos com informática.

Um sistema feito sob medida por profissionais de informática qualificados é um investimento muito alto. Há médicos que se iludem com ofertas de desenvolvimento de sistema sob medida por custos na faixa de mil a dois mil reais. Ora, façamos as contas:

Um sistema, ainda que muito simples, levará três a quatro meses para ser desenvolvido. Imagine que o programador terá que viver durante quatro meses com dois mil reais. Quinhentos reais por mês. É inviável para o próprio programador.

O que vai acontecer é que o programador fará um sistema muito, mas muito simples para que sua tarefa seja rentável. Ou então, como acontece em geral, nunca terminará o sistema.

A solução ideal é um software que já esteja pronto e que - se não atende cem por cento das expectativas do médico - é amplamente adaptável às características e necessidades do cliente. E, o mais importante, pode começar a ser usado hoje mesmo.

[ Topo ]

Facilidade de Aprendizado e de Uso

O software não pode exigir que o médico torne-se um expert em informática.

No caso do Arnaut Clinical Suit, junto com o sistema o médico recebe um manual Tutorial organizado para lhe facilitar a compreensão total do sistema.

Esse é um sistema aberto, totalmente adaptável ao médico. Portanto, para que funcione a contento, são necessárias algumas atividades de preparação que, em última análise, definem para o sistema o modo de funcionamento desejado pelo cliente. 

Para melhor entendimento e conforto do cliente, há seções especiais no Tutorial para ajuda-lo nessa preparação inicial, passo a passo.

[ Topo ]

Dados Clínicos Disponíveis a Qualquer Tempo

No Arnaut Clinical Suit, após definir as fichas clínicas no formato que lhe seja mais prático, o médico poderá utilizar o sistema para registrar e revisar os dados clínicos de todos os seus pacientes de forma simples e objetiva. 

Mesmo quando se está atendendo um paciente, é possível revisar o histórico de um outro paciente que, por exemplo, esteja contatando o médico pelo telefone.

Ao se preparar para uma consulta, o médico pode revisar todo o histórico do paciente antes mesmo que este entre em sua sala, com livre escolha para reler o histórico integral - todos os atendimentos do paciente - ou apenas o histórico do atendimento mais recente.

[ Topo ]

Pesquisa Científica

Todos os dados clínicos dos pacientes podem ser pesquisados de forma iterativa. Os resultados parciais de pesquisa podem ainda ser correlacionados entre si, ou com dados cadastrais dos pacientes. 

Esse recurso permite ao o médico, por exemplo, identificar os pacientes com determinada patologia, obter a distribuição destes pacientes por idade, por sexo, etc. 

Aprofundar a pesquisa para os pacientes de uma determinada faixa etária, identificando outros sintomas, queixas, medicamentos prescritos, diagnóstico final e assim por diante.

[ Topo ]

Estatística

Os mecanismos de estatística do Arnaut Clinical Suit facilitam ao médico uma abordagem gerencial das atividades da clínica. 

Permitem identificar a ocorrência de pacientes por época, por convênio, por tipo de atendimento, por procedimento médico efetuado, e por muitas outras possibilidades. 

Os resultados intermediários da análise estatística também podem ser correlacionados entre si, ou com dados cadastrais dos pacientes.

[ Topo ]

Garantia de Evolução

Informática é, atualmente, a área industrial e tecnológica que evolui mais rapidamente. O que era ótimo há dois anos é obsoleto hoje. O software ideal é aquele que vai acompanhar as evoluções que ocorrem no mundo da informática, para que o médico possa se atualizar a baixo custo.

Desse ponto de vista, o sistema ideal é aquele desenvolvido por empresas total ou predominantemente voltadas para a área médica. Ou seja, é necessário que o negócio, o ponto focal da empresa seja sistemas para clínicas e consultórios para que haja uma expectativa segura de que haverá evolução do sistema, tanto no âmbito funcional quanto tecnológico.

[ Topo ]
Arnaut Informática Ltda.
São João del-Rei, MG
Fone/Fax:      32 3371-8816
Emergências: 32 8832-0959
E-Mail:            Comercial Suporte Webmaster